A Fotografia no Cinema

Fotografia cinematográfica nada mais é que os princípios da fotografia aplicados à sétima arte, que, em inglês, possui nome próprio: Cinematography.
Portanto, podemos compreender o cinema como uma história sendo contada pelo ponto de vista de duas pessoas: o diretor do filme que trabalha junto com o diretor de fotografia. O cinema é um conjunto de fotografias que paralisam o tempo na forma de um conjunto de imagens que ganham movimento quando exibidas em sequência nas telonas. Possuem certa verdade interior que mexe profundamente com os espectadores.


Se fosse outra pessoa que estivesse comandando as escolhas das imagens de cada um dos filmes, eles com certeza seriam completamente diferentes. A fotografia já possui o poder de contar uma história, quando bem feita. No cinema esse poder aumenta quase que infinitamente, talvez seja essa a magia escondida por detrás dos filmes que nos encantam tanto: conferir um ponto de vista diferente do seu ao relatar um tipo de história.
Outro ponto interessante a lembrar, é que um filme só passa a ser um filme quando acaba, porque enquanto assistimos mergulhamos tão fundo que a projeção passa a ser nossa própria realidade, despertando nossas emoções. Exatamente por isso é que a maioria das pessoas, quando diz que um filme é ruim é porque ele não provocou nada. Essa é a função do diretor de fotografia. Utilizando a técnica de escrever com a luz, ele tem a missão de reunir uma seleção de imagens que informem e encantem ao mesmo tempo.
Esse diretor é, e sempre será, um fotógrafo. Ele define o enquadramento, a iluminação, o tempo que é necessário para destacar um momento, e todos os detalhes que devem tocar nossas emoções. Pode até parecer fácil, mas não é.
Nesse site também encontramos um video que mostra conceitos basicos que eu diretor de fotografia usa