Fotografia significa fazer escolhas conscientes;não há um modo único de se tirar uma fotografia. Podemos dizer que quase toda fotografia, tal como é vista pela ´rimeira vez , seja uma paisagem, um grupo de pessoas, , uma natureza-morta ou um monumento hitorico, pode ser aprimorada pela procura de uma posição diferente da câmera, uma combinação mais adequeda de abertura do diafragma e velocidade do obturador ou por uma escolha diferente de objetiva. Mas além dessas considerações e acima de tudo , é a qualidade da luz iluminando o objeto - afetada pela hora do dia ou mesmo pela época do ano- que tem potencial de transformar uma foto comum em algo excepcional. Consiga a luz certa, e você será um vencedor.
A palavra ''Fotografia'' significa desenhar com luz,A fotografia pode ser aparecida do mesmo modo que aprecia a habilidade de um pintor em em comunicar a atmosfera de uma cena, qualquer que seja o seu tema. Para captar momentos especiais, o fotografo deve ter visitado o lugar em diferentes horas do dia, em muitas ocasiões, durante dias ou até mesmo semanas , esperando a luz capaz de enriquecer a cena.
A era da fotografia instantânea veio para ficar, como o advento da camera compacta de 35mm de alta qualidade. Ela fornece várias opções sofisticadas de exposição, transporte de filme automáticos e, em geral , um alcance bastante amplo do zoom e flash embutido. Ao mesmo tempo,são cada vez mais acessíveis as cameras reflex monoobjetiva http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=87308697_7070.jpg&v=P
, que apresentam muitas das caracteristicas da câmera compacta , mas com a vantagem inquestionavel de aceitarem um leque de super-teleobjetiva. No entanto , produzir uma imagem com boa exposição e corretamente focada, o que os aparelhos fotográficos hoje praticamente ao alcance de todos permitem , não basta para se obter uma boa fotografia.
Acima de tudo, a fotografia é uma atividade divertida. É feita para registrar lembranças e comunicar nossas idéias e pensamentos, e é única em sua capacidade de congelar para sempre um determinado instante de tempo. É isso, talvez, que çhe confere um encanto universal.
Historia da fotografia

Recentemente, os processos fotográficos modernos sofreram uma série de refinamentos e melhoramentos sobre os fundamentos de William Fox Talbot. A fotografia tornou-se para o mercado em massa em 1901 com a introdução da câmera Brownie-Kodak e, em especial, com a industrialização da produção e revelação do filme. Muito pouco foi alterado nos princípios desde então, além de o filme colorido tornar-se padrão, o foco automático e a exposição automática. A gravação digital de imagens está crescentemente dominante, pois sensores eletrônicos ficam cada vez mais sensíveis e capazes de prover definição em comparação com métodos químicos.
A fotografia tradicional era um fardo considerável para os fotógrafos que trabalhavam em localidades distantes (como correspondentes de órgãos de imprensa) sem acesso às instalações de produção. Com o aumento da competição com a televisão, houve um aumento de pressão para transferir imagens aos jornais mais rapidamente. Fotógrafos em localidades remotas carregariam um minilaboratório fotográfico com eles, e alguns meios de transmitir suas imagens pela linha telefônica. Em 1990, a Kodak lançou o DCS 100, a primeira câmera digital comercialmente disponível. Seu custo impediu o uso em fotojornalismo e em aplicações profissionais, mas a fotografia digital nasceu.
Em 10 anos, as câmeras digitais se tornaram produtos de consumo, e estão provavelmente substituindo gradualmente suas equivalentes tradicionais em muitas aplicações, pois o preço dos componentes eletrônicos cai e a qualidade da imagem melhora.
A Kodak anunciou em Janeiro de 2004 que não vai mais produzir câmeras reutilizáveis de 35 milímetros após o fim desse ano. Entretanto, a fotografia "líquida" vai durar, pois os amadores dedicados e artistas qualificados preservam o uso de materiais e técnicas tradicionais.
Na fotografia digital, a luz sensibiliza um sensor, chamado de CCD ou CMOS, que por sua vez converte a luz num código electrónico digital, uma matriz de números digitais (quadro com o valor das cores de todos os pixels da imagem), que será armazenado num cartão de memória. Tipicamente, o conteúdo desta memória será mais tarde transferido para um computador. Já é possível tambem transferir os dados diretamente para uma impressora, gerar uma imagem em papel, sem o uso de um computador. Uma vez transferida para fora do cartão de memória, este poderá ser apagado e reutilizado.
fonte ; http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia#Hist.C3.B3ria_da_Fotografia
Por que a fotografia?Texto de Armando Vernaglia Jr.
Afinal, por que você fotografa? A pergunta que dá título a este artigo normalmente não é cogitada por muitos daqueles que elegem a fotografia como seu trabalho ou hobby, mas talvez seja pertinente perguntar.
Em busca de uma resposta para essa questão, passei a questionar a mim mesmo e a meus alunos, amigos, fotógrafos profissionais e amadores sobre os motivos que levaram cada um a ter, nessas imagens estáticas e bidimensionais, impressas em papel ou apresentadas numa tela, sua maneira de expressar ideias, momentos, fatos, angústias, alegrias e inquietações.
Recebi todo tipo de resposta. Uns não escolheram, na verdade foram escolhidos, e, quando perceberam, já haviam sido contaminados pelo vírus fotográfico e não conseguiam mais parar. Outros tinham inquietações sociais, desejavam mostrar ao mundo algo que eles viam e que os incomodava profundamente. Alguns pretendiam dividir suas alegrias com pessoas que não puderam presenciar os mesmos momentos: o casamento, o nascimento do primeiro filho, a viagem inesquecível, a festa com os amigos e por aí vai.
Os motivos formam uma lista infindável de situações pessoais e universais; afinal, felicidade, angústia, tristeza, saudade e tantos outros sentimentos são vividos individualmente, mas compartilhados de alguma forma por todos nós.
É nessa relação entre nosso íntimo e o coletivo que talvez resida o segredo da fotografia, pois, quando vivemos um momento único e o registramos, colocamos nosso íntimo numa imagem, algo que dispensa palavras para ser humano, não importa a língua falada, o país em que vivemos ou qualquer outra barreira imposta por fronteiras e costumes. Uma imagem tem poder de síntese, de traduzir-se em qualquer língua e contar histórias. Assim, passamos adiante algo que é nosso para o mundo; podemos expressar o que vemos e sentimos de forma absolutamente livre.
Um grande amigo e excelente fotógrafo disse: “Fotografo porque escrevo muito mal”. Na verdade, ele escreve bem, porém talvez não tenha notado que seria impossível escrever em todas as línguas do mundo para poder mostrar a todos aquilo que pensa, mas, com suas fotos, ele pode deixar fluir a criatividade e se expressar sem precisar de tradutores.
Acredito que o denominador comum entre todas as respostas que ouvi para minha pergunta seja o fato de que fotografamos para contar histórias, para dizer algo ao mundo, algo que pensamos, imaginamos, presenciamos ou sentimos, e que, na fotografia, temos liberdade plena para tornar tudo visível.
Lembre-se disso em suas próximas fotos, divida com o mundo aquilo que só você vê, pensa e sente.
Em busca de uma resposta para essa questão, passei a questionar a mim mesmo e a meus alunos, amigos, fotógrafos profissionais e amadores sobre os motivos que levaram cada um a ter, nessas imagens estáticas e bidimensionais, impressas em papel ou apresentadas numa tela, sua maneira de expressar ideias, momentos, fatos, angústias, alegrias e inquietações.
por Eliane Terrataca
Os motivos formam uma lista infindável de situações pessoais e universais; afinal, felicidade, angústia, tristeza, saudade e tantos outros sentimentos são vividos individualmente, mas compartilhados de alguma forma por todos nós.
É nessa relação entre nosso íntimo e o coletivo que talvez resida o segredo da fotografia, pois, quando vivemos um momento único e o registramos, colocamos nosso íntimo numa imagem, algo que dispensa palavras para ser humano, não importa a língua falada, o país em que vivemos ou qualquer outra barreira imposta por fronteiras e costumes. Uma imagem tem poder de síntese, de traduzir-se em qualquer língua e contar histórias. Assim, passamos adiante algo que é nosso para o mundo; podemos expressar o que vemos e sentimos de forma absolutamente livre.
Um grande amigo e excelente fotógrafo disse: “Fotografo porque escrevo muito mal”. Na verdade, ele escreve bem, porém talvez não tenha notado que seria impossível escrever em todas as línguas do mundo para poder mostrar a todos aquilo que pensa, mas, com suas fotos, ele pode deixar fluir a criatividade e se expressar sem precisar de tradutores.
Acredito que o denominador comum entre todas as respostas que ouvi para minha pergunta seja o fato de que fotografamos para contar histórias, para dizer algo ao mundo, algo que pensamos, imaginamos, presenciamos ou sentimos, e que, na fotografia, temos liberdade plena para tornar tudo visível.
Lembre-se disso em suas próximas fotos, divida com o mundo aquilo que só você vê, pensa e sente.
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